StartAAAp’22: Ordem dos Engenheiros e CICCP promovem Concurso de Empreendedorismo e Inovação

18 de Março de 2022 | Geral

A Ordem dos Engenheiros, em parceria com o Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos e em estreita articulação com as Universidades de Évora e Granada, com a Junta de Andalucía, com a Andalucía Emprende e a Fundação Finnova, lança o concurso #StartAAAp’22, uma iniciativa que visa promover o empreendedorismo e a inovação, impulsionando projetos inovadores no domínio do desenvolvimento sustentável na Eurorregião Alentejo - Algarve - Andaluzia.

Pretende-se, com este projeto, incentivar a criação de ideias que apresentem soluções disruptivas para os problemas existentes naquele território, nos domínios das energias renováveis, da economia circular e combate às alterações climáticas (ODS n.º 12-13), incentivando, em simultâneo, a criação de redes de networking na região.

Detalhes do concurso
O StartAAAp 2022 - Concurso para o Fomento da Cooperação Transfronteiriça na Eurorregião Alentejo - Algarve - Andaluzia,  está aberto a empreendedores e start-ups com residência fiscal em Portugal ou Espanha, que poderão, até 17 de junho, apresentar trabalhos inovadores nas áreas temáticas referidas e circunscritos àquele território.

Esta iniciativa resulta de um projeto conjunto entre a Ordem dos Engenheiros de Portugal e a associação congénere espanhola, Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos, em colaboração com as Universidades de Évora e Granada, com a Junta de Andalucía, com a Andalucía Emprende e a Fundação Finnova, com o objetivo de promover e mobilizar o empreendimento inovador "ecológico" no território referido.

No próximo dia 29 de março, irá realizar-se um evento de apresentação desta iniciativa (Infoday) em formato digital (em streaming), com transmissão a partir de Évora e Sevilha, que tem por objetivo apresentar publicamente o concurso e esclarecer os potenciais interessados.

Ideias vencedoras: "O poder de uma ideia para transformar o território”
A StartAAAp’22 prevê duas categorias de prémios, sendo uma direcionada para Start-ups e outra para Projeto Empreendedor. Um júri independente de peritos, que será constituído por representantes de todas as entidades parceiras, analisará os trabalhos apresentados, prevendo-se uma seleção prévia dos três que obtiverem a maior pontuação em cada categoria.

Os vencedores receberão uma dotação financeira para promover a sua ideia, assim como inscrição para frequentar um curso de Fundos Europeus. Terão, ainda, acesso ao apoio de peritos para poderem apresentar a sua proposta como projeto e optar por receber financiamento europeu que facilite o seu arranque. Além disso, a Andaluzia Empreende colocará ao seu dispor um programa de acompanhamento.

Na sua avaliação, o júri terá em conta o impacto dos projetos candidatos nas questões em torno da sustentabilidade, o que será aferido com base no nível de alinhamento com cada um dos ODS 2030.
Assim, será fundamental, na candidatura, referir de forma clara e explícita as metas daqueles Objetivos que incluem no seu trabalho. Os de maior peso serão a Inovação (25%) e a Sustentabilidade (25%).
O concurso recompensa "o poder de uma ideia para transformar o território”, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, sendo valorizado a possibilidade de os projetos apresentados serem objeto de uma patente, modelo de utilidade ou conceção industrial.

O desafio de transformar e contribuir para esta Eurorregião será aferido não só pelo projeto em si, mas também pelo aproveitamento que a solução proposta faça dos recursos locais (15%), bem como as redes de negócio que promova naquela área (15%). Deverá ser uma proposta à medida para o triplo A, que tenha origem, se inspire e desenvolva no seu seio. Nesse contexto, será igualmente tido em conta o impacto socioeconómico (10%) que se possa gerar no terreno.
Por último, será avaliada a equipa do projeto (10%), quer a experiência/formação face às necessidades do negócio, bem como a sua composição e capacidade de atrair talento.

A conclusão do concurso será marcada por uma apresentação pública dos projetos vencedores num evento open day internacional.

Consulte aqui os termos do Concurso »»
Inscreva-se aqui no Infoday »»»