SUMOL+COMPAL: uma marca global

30 de Setembro de 2016 | Geral

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica promoveu, no passado dia 22 de setembro, um  jantar-debate sob o tema "SUMOL + COMPAL: a exigência de marcas  globais".

Neste evento, que teve lugar no  restaurante da Região Sul, estiveram presentes o Presidente do Conselho  Diretivo da Região Sul, Eng António Laranjo, que abriu a sessão, e os membros  do Conselho Regional do Colégio (CRC) de Engenharia Química e Biológica, tendo  o seu coordenador, o Engº António Gonçalves da Silva, procedido à apresentação  do convidado, o Engº Paulo Monteiro Marques, assessor da Administração da SUMOL+ COMPAL, e da sua colega Engª Ana Martinho, da área de Desenvolvimento de  Produto/ Garantia da Qualidade e Segurança Alimentar.

Na sua apresentação, o Engº Paulo Monteiro Marques descreveu concisamente a evolução das empresas Sumolis e Compal, que  deram origem à Sumol + Compal (após a fusão em 2008), e falou das  marcas que estão presentes na vida dos portugueses há mais de 60 anos,  constituindo para muitos, uma referência familiar e intemporal. Descreveu  igualmente todo o processo evolutivo do grupo, e ao longo da sua apresentação,  lançou para discussão questões que constituem desafios estratégicos reais que a empresa enfrenta na sua internacionalização, nomeadamente em Angola e Moçambique, e também na criação de verdadeiras marcas globais. Este formato interactivo originou o envolvimento dos participantes na discussão, o que conduziu ao consequente esclarecimento e aprofundamento das questões levantadas. A Engª Ana Martinho também colaborou no debate, clarificando diversos aspectosde carácter técnico.

Este evento contou também com a presença de vários membros eleitos da Ordem, como a Coordenadora da Comissão de Especialização de Engenharia Alimentar,  Engª Lídia Santiago, a coordenadora e uma vogal do CRC Sul de Engª Agronómica, Engª Mariana Krohn da Silva e a Engª Paula Sequeira Esteves, e ainda o Engº Rui de Brito, do Conselho de Admissão e Qualificação de Engª Mecânica, além de diversos outros membros, entre os quais, membros estudantes da Ordem, oriundos do IST.

Conforme anunciado no jantar-debate pelo Engº António Gonçalves da Silva, na sequência deste evento, o CRC Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica tem neste momento em preparação umavisita técnica à instalação fabril da Sumol + Compal em Almeirim. Esta visitaterá lugar ainda este ano, com data a ser divulgada em breve, estando todos osmembros da Região Sul convidados a participar.