Tarde de Engenharia: A Engenharia e a Cibersegurança

24 de Outubro de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através dos Conselhos Regionais dos Colégios de Engenharia Informática e Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema "A Engenharia e a Cibersegurança".

A iniciativa decorreu no dia 19 de outubro no auditório da sede regional e despertou o interesse de colegas de várias especialidades que esgotaram as inscrições disponíveis.

A Cibersegurança é um tema cuja responsabilidade de tratamento só pode ser técnica e a Engenharia pode e deve contribuir tanto para reduzir os riscos de ameaça como para planear os processos de resposta aos incidentes.

Foram abordadas as temáticas da antecipação, deteção, reação e recuperação de sistemas alvos de ciberataques.

As apresentações estiveram a cargo de vários colegas, coordenados pelo colega Filipe André Freitas, Vogal do Colégio de Informática da Região Madeira:
• Madalena Pacheco, CIO - Chief Information Officer da EDA – Eletricidade dos Açores: "A recuperação após um ciberataque”
• Nuno Nunes, formador na Academia Nacional de Cibersegurança, colaborador da Critical Techworks (Critical Software/BMW) e Coordenador do Colégio de Informática da Região Norte:
"Planeamento da resposta aos ciberataques”
• Paulo Marques, Diretor do departamento de inovação e tecnologia da Microsegur: "Os ciberataques a infraestruturas e equipamentos IoT”
Com esta iniciativa, os Conselhos Regionais dos Colégios de Engenharia Informática e Eletrotécnica pretenderam alertar todos os seus Membros para a importância do tema e informá-los de aspetos técnicos e organizacionais muito importantes.

Os dois Conselhos Regionais dos Colégios agradecem a colaboração de todos os preletores e reafirmam o seu compromisso de continuar a colaborar, em benefício de todos os seus Membros e das comunidades informática e eletrotécnica.