fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Tarde de Engenharia: BIM - Building Information Modeling

17 de Outubro de 2019 | Geral


A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou uma tarde de engenharia subordinada ao tema BIM – Building Information Modeling, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2019.

A iniciativa decorreu no dia 15 de outubro no auditório da sede regional e contou com a presença de cerca de 34 participantes.


O BIM é uma série de processos, métodos, softwares e tecnologias para construção de realidade virtual em modelos 3D direcionado para profissionais da arquitetura, engenharia e construção.

A breve prazo o tema será incontornável em todos os processos construtivos e todos os colegas, em diferentes contextos, terão intervenção. A Tarde de Engenharia não foi um curso sobre o BIM mas permitiu a todos os colegas ter um primeiro contacto, breve, com as potencialidades daquela metodologia de modelação 3D.

No âmbito da Engenharia Electrotécnica, o BIM é cada vez mais utilizado no projeto de sistemas de condução de cabos. Permite antecipar e resolver colisões com os projetos de outras especialidades MEP – "Mechanical, Electrical and Plumbing”.

Foram apresentados conceitos básicos, objetivos da metodologia e exemplos de aplicação de bibliotecas de sistemas de condução de cabos. O tema foi também enquadrado com aplicações em instalações elétricas para alimentação de veículos elétricos e unidades de produção com tecnologia solar fotovoltaica.







Parceiros Institucionais