Tarde de Engenharia: Cibersegurança nas Redes SACE – Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios

01 de Abril de 2024 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2024, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Cibersegurança nas Redes SACE – Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios.

A iniciativa decorreu no dia 21 de março no auditório da sede regional, contando também com a presença de colegas de mecânica e informática.

Com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº101-D/2020, os SACE passaram a ser obrigatórios em todos os edifícios de comércio e serviços (novos ou existentes) equipados com sistemas de AVAC de potência nominal igual ou superior a 290 kW.

Os SACE são um dos elementos necessários para garantir a renovação tecnológica, promovendo a descarbonização e digitalização no setor dos edifícios.

Com a Tarde de Engenharia pretendeu-se responder a duas questões muito importantes:
• Quando estamos a projetar um novo sistema de controlo para um edifício, como é que identificamos a segurança das tecnologias em análise?
• Terá a tecnologia em análise sido desenvolvida com as considerações de cibersegurança necessárias para as funções previstas?

Foram abordados os seguintes pontos:
• IT - Information technologies vs. OT – Operative technologies;
• Arquitetura de Rede SACE (GTC | BMS);
• Cibersegurança – conceitos;
• IEC 62443;
• Boas Práticas;
• Exemplo Prático 1 – Data Center;
• Exemplo Prático 2 – Túnel Rodoviário.

O Conselho do Colégio agradece a colaboração do colega Paulo Diniz, Diretor da Delegação Norte da empresa INFOCONTROL, que prontamente aceitou o nosso desafio para partilhar a sua experiência connosco.