Tarde de Engenharia: FAQs Inspeção de Instalações Elétricas

23 de Abril de 2024 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2024, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema FAQs Inspeção de Instalações Elétricas.

A iniciativa decorreu no dia 18 de abril no auditório da sede regional, contando com a presença de muitos colegas que esgotaram as inscrições disponíveis.

A Portaria n.º 192/2022, que aprova as metodologias para a realização de inspeção por parte das Entidades Inspetoras de Instalações Elétricas de serviço particular (EIIEL), definiu a obrigatoriedade da realização, de forma faseada e até ao final de 2023, de inspeções às instalações elétricas.

As Inspeções a Instalações Elétricas são um tema essencial para a atividade dos Engenheiros Eletrotécnicos no projeto, execução e exploração de Instalações Elétricas.

Com esta iniciativa, o Conselho do Colégio pretendeu elucidar os seus Membros sobre os pontos a que as EIIEL dão mais importância nas inspeções e quais os problemas mais comuns com que se deparam.

Para a apresentação, convidamos os colegas Rui Cavaco e Celso Pestana, Inspetores do ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, que desenvolvem a sua atividade na Região Autónoma da Madeira.

Registamos ta presença dos colegas da nova tutela DRE - Direção Regional de Energia, especialmente do seu Diretor, colega Estevão Abreu e seus adjuntos, colegas Renato Faria e Fernando Silva, que muito contribuíram para a discussão.

O Colégio de Engenharia Eletrotécnica agradece toda colaboração dos preletores do ISQ, e continuará a trabalhar para que a Ordem seja um local privilegiado de encontro de toda a comunidade.

A Tarde de Engenharia permitiu a troca de opiniões e partilha de conhecimentos entre os colegas responsáveis pelo projeto, execução e exploração de Instalações Elétricas, as Entidades Inspetoras e a tutela de todos, a nova Direção Regional de Energia da Região Autónoma da Madeira a quem desejamos os maiores sucessos.