Tarde de Engenharia: Gestão Técnica Centralizada de Edifícios

28 de Outubro de 2022 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através dos Conselhos de Colégio Regionais de Engenharias Eletrotécnica e Mecânica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Gestão Técnica Centralizada de Edifícios.

A iniciativa decorreu no dia 25 de outubro no auditório da sede regional e foi muito concorrida, com a presença de 36 colegas de várias especialidades.

A política de descarbonização e transição ecológica para um futuro mais sustentável na Europa coloca desafios crescentes à eficiência energética dos edifícios e foi definido o objetivo de alcançar a descarbonização do parque edificado até 2050.

Os SACE (Sistemas de Automatização e Controlo dos Edifícios) são um dos elementos para a renovação tecnológica promovendo a descarbonização e digitalização no setor dos edifícios.

A obrigatoriedade de existência de projetos de licenciamento e execução para sistemas de Gestão Técnica Centralizada para potências nominais superiores a 290 kW, com a integração dos sistemas presentes nos edifícios, e a aplicação dos critérios indicados na NP EN15232-1:2020 irão contribuir para edifícios mais sustentáveis, híper eficientes, seguros e saudáveis para os seus utilizadores

Mais do que um simples cumprimento legal, a implementação de sistemas de Gestão Técnica Centralizada de Edifícios será um ato de engenharia que contribuirá para uma redução de custos, a qual deverá ser sempre valorizada e tecnicamente suportada junto das entidades promotoras.

Os dois Colégios organizadores agradecem aos dois preletores, colegas Bruno Azevedo e Tiago Silva, que partilharam a sua experiência connosco e alertaram toda a comunidade de engenheiros para a importância do tema.