fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Tarde de Engenharia: Grid Code da Região Autónoma da Madeira

11 de Outubro de 2022 | Geral


A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho de Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Grid Code da Região Autónoma da Madeira.

A iniciativa decorreu no dia 7 de outubro no auditório da sede regional e foi muito concorrida, esgotando as inscrições disponíveis, com a presença de 44 colegas.


A Região Autónoma da Madeira tem seguido uma política energética que visa a redução da dependência do exterior em termos de combustíveis fosseis, através da valorização dos recursos renováveis locais e da eficiência energética. As redes elétricas isoladas são bastante sensíveis a problemas de estabilidade e a intermitência associada às energias renováveis deve ser devidamente acomodada para não colocar em risco a segurança e a operação do sistema.

Nesse propósito, foi desenvolvido o "Grid Code” – Código de Rede, que é um documento que define as condições técnicas para ligação de novas instalações produtoras de eletricidade às redes elétricas da Região Autónoma da Madeira.

As instalações produtoras de eletricidade deverão cumprir com determinados requisitos em função da sua capacidade instalada, sendo divididas em cinco Tipos: A especial, A, B, C e D. Cada Tipo de instalação obriga ao cumprimento de diferentes requisitos técnicos.

O Conselho de Colégio Regional convidou, para a apresentação, o Professor Peças Lopes, Professor Catedrático da FEUP e responsável do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC, sendo um Especialista reconhecido nacional e internacionalmente no âmbito dos Sistemas Elétricos de Produção de Energia Elétrica e respetivas Redes de Energia Elétrica.
O Professor Peças Lopes liderou o grupo de trabalho do INESC TEC, responsável pelos estudos de suporte ao Código de Rede da Região Autónoma da Madeira.

Foi uma Tarde de Engenharia muito participada, com a presença de muitos colegas de vários setores de atividade, todos muito interessados e interventivos.

O Colégio agradece ao Professor Peças Lopes que se disponibilizou, desde a primeira hora, para divulgar o Grid Code da Região Autónoma da Madeira, que define um conjunto de requisitos muito avançados e de grande modernidade.

Um agradecimento também aos Colegas do Distribuidor Empresa de Eletricidade da Madeira e da Tutela, Direção Regional de Economia e Transportes que, com a sua presença e intervenções, permitiram enriquecer ainda mais a iniciativa.



Parceiros Institucionais