Tarde de Engenharia: Infraestruturas de carregamento de veículos elétricos

20 de Novembro de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Infraestruturas de carregamento de veículos elétricos.

A iniciativa decorreu no dia 16 de novembro no auditório da sede regional e despertou o interesse de colegas de várias especialidades que esgotaram as inscrições disponíveis.

Através do Pacto Ecológico Europeu, a União Europeia pretende reduzir, até 2050, as emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes em 90% em comparação com 1990.

A implantação de infraestruturas de carregamento de veículos elétricos é um elemento facilitador essencial para que quase toda a frota automóvel seja de emissões zero até 2050.

Foram abordados os seguintes pontos:
• Documentos técnicos e legais aplicáveis à mobilidade elétrica na Região Autónoma da Madeira.
• Tecnologias de carregamento disponíveis: Normal, Rápido e Ultrarrápido.
• Pontos de carregamento para veículos elétricos em espaço público ou privado de acesso público. Rede Mobi-e.
• Pontos de carregamento para veículos elétricos num prédio multifamiliar - espaço privado de acesso privativo.
• O futuro dos carregadores e desafios à RESP - Rede Elétrica de Serviço Público: os "Smart Chargers.”

As apresentações estiveram a cargo dos Engenheiros Diogo Vasconcelos e Henrique Pinto Correia, colaboradores do Grupo EEM – Empresa de Eletricidade da Madeira, que prontamente aceitaram o convite do Conselho de Colégio e partilharam os seus conhecimentos e experiências.

Foi uma Tarde de Engenharia muito importante para divulgar e debater questões técnicas e regulamentares que, por serem difíceis e complexas, devem ser os Engenheiros a assumir a responsabilidade pela sua análise e resolução.

Com esta iniciativa, o Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros pretendeu envolver toda a comunidade eletrotécnica num tema que, devido à sua importância e conforme for trabalhado, facilitará ou dificultará o alcançar dos objetivos de uma frota automóvel de emissões zero até 2050.