Tarde de Engenharia: Parques Eólicos do Alecrim e Pico da Urze – 18 MW

31 de Julho de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Parques Eólicos do Alecrim e Pico da Urze – 18 MW.

A iniciativa decorreu no dia 27 de julho no auditório da sede regional e despertou o interesse de colegas de várias especialidades.

Para a apresentação, o Conselho de Colégio convidou o Engº Aurélio Tavares que, desde os anos 90, tem sido responsável por muitos dos Parques Eólicos instalados na Região Autónoma da Madeira:
•    Em 1994 instalou o primeiro Parque com uma potência de 2,7 MW.
•    Em 2009 instalou um novo Parque com uma potência de 12 MW.
•    Em 2020 instalou os dois Parques mais recentes, com uma potência total de 18 MW.

Cada Parque Eólico do Alecrim e Pico da Urze é constituído por dois aerogeradores com as seguintes características principais:
•    Geradores síncronos de ímanes permanentes, potência 4,5 MW, 120 toneladas;
•    Torres de aço galvanizado de 109 m de altura;
•    Hélices de três pás, de 136 m de diâmetro;
•    Transformadores de potência 6366 kVA 0,69/30 kV;
•    Conversores de frequência por ponte de tiristores de tecnologia IGBT.

A logística de transporte das cargas para implementação dos dois Parques foi muito estudada e preparada para não colocar em risco as obras de arte da rede viária da Madeira: Túneis, Pontes e Viadutos.

A iniciativa foi muito participada e serviu de introdução a uma Visita Técnica que o Colégio realizará a vários Parques Eólicos instalados na Região Autónoma da Madeira, que foi, a nível nacional, a Região precursora daquela tecnologia de produção de energia com base em fontes renováveis.