Tarde de Engenharia: Proteções Diferenciais e Classe II de isolamento

24 de Janeiro de 2023 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho de Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, a sua primeira iniciativa, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Proteções Diferenciais e Classe II de isolamento.

A iniciativa decorreu no dia 19 de janeiro no auditório da sede regional e foi muito concorrida, esgotando as inscrições disponíveis.

As Regras Técnicas das Instalações Elétricas têm como objetivo a proteção das pessoas, animais e bens. Assim, as proteções diferenciais são obrigatórias quando o Regime de Neutro das instalações de baixa tensão é o TT (ligação direta do neutro à terra e massas ligadas diretamente à terra), sistema esse de distribuição de energia elétrica que é, de longe, o mais comum em Portugal. Por outro lado, existem situações em que é obrigatória a utilização de Quadros Elétricos de Classe II de isolamento. Tendo em conta a multiplicidade de equipamentos no mercado com funcionalidades e custos muito diferentes convém conhecê-los para poder selecionar os mais adequados em cada situação.

Nesse sentido, os dois temas abordados na tarde de Engenharia (Proteções Diferenciais e Classe II de isolamento) são essenciais para a atividade dos Colegas Eletrotécnicos no projeto, execução e exploração de Instalações Elétricas.

Para informar os Membros sobre estes dois temas, o Conselho de Colégio convidou o Colega Josué Lima Morais, autor de vários livros técnicos e com um percurso profissional muito relevante na área da formação, nomeadamente na EDP e na antiga CERTIEL.

Foi uma Tarde de Engenharia muito participada, com a presença de muitos jovens engenheiros a quem o Colégio, através dos seus Membros mais experientes, dará todo o apoio e enquadramento profissionais.