Tarde de Engenharia: Sistemas de Comunicação de Emergência em Túneis Rodoviários

04 de Outubro de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Sistemas de Comunicação de Emergência em Túneis Rodoviários.

A iniciativa decorreu no dia 27 de setembro no auditório da sede regional e despertou o interesse de colegas de várias especialidades que esgotaram as inscrições disponíveis.

A rede viária da Região Autónoma da Madeira está dotada de cerca de 180 túneis rodoviários com uma extensão total de 100 km. Dos dez túneis rodoviários mais extensos do país, nove estão localizados na Madeira.

Aquelas estruturas colocam muitos desafios técnicos para garantir a cobertura e resiliência dos Sistemas de Comunicação de Emergência.

Foram abordados os seguintes pontos:
• ANACOM/DGR - Direção-Geral de Regulação e as suas atribuições no que diz respeito às comunicações de emergência;
• Localização das chamadas em caso de emergência;
• SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal;
• Sistemas de comunicação dos operadores móveis instalados nos túneis da Região Autónoma da Madeira;
• Postos SOS com comunicação dedicada aos Centros de Controlo das empresas Concessionárias ou ao 112;
• Sistemas de difusão de rádio em FM por cabo radiante ou outras tecnologias;
• Sistemas de avisos de emergência através das frequências utilizadas pelas rádios FM;
• Redes 5G dos operadores e partilha de serviços com os Serviços públicos de emergência.

Para a divulgação e respetiva discussão, o Colégio convidou o colega Engº Nelson Melim, diretor da delegação da ANACOM na Madeira. Foi coadjuvado pelo Engº António Loureiro, coordenador da Regulação de Numeração e Segurança, que participou por videoconferência.

Com esta iniciativa, o Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica pretendeu informar todos os seus Membros do estado atual e dos projetos em curso para aumentar a cobertura e resiliência daqueles sistemas de comunicação.