Tarde de Engenharia: Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas - Novo enquadramento legal

20 de Junho de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas - Novo enquadramento legal.

A iniciativa decorreu no dia 15 de junho no auditório da sede regional e despertou o interesse de colegas de várias especialidades.

Em 2020 foi publicada a Portaria n.º 208/2020 que adiciona, aos equipamentos de Segurança Contra Incêndio em edifícios (SCIE), entre outros, os SPDA - Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas – Para raios.

As atividades de comercialização de produtos e equipamentos de SCIE, a sua instalação e manutenção estão limitadas a entidades registadas na ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Estamos perante um novo enquadramento legal que não é consensual na comunidade eletrotécnica e as especificidades regionais e autonómicas ainda contribuem para aumentar as dúvidas dos Engenheiros.

O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica tem por missão, entre outras, informar todos os seus Membros sobre temas que os afetam na sua atividade profissional. A Tarde de Engenharia foi organizada precisamente com esse objetivo.

Para discutir o tema e apresentar o novo enquadramento legal, o Colégio convidou o colega José Caçote, Diretor da empresa AT – Aplicaciones Tecnológicas que desenvolve a sua atividade precisamente na área dos Para-raios.

A iniciativa foi longa e produtiva, tendo os Membros do Colégio recolhido informações e estratégias para as suas futuras ações profissionais.