Tarde de Engenharia: Visita à EEM – Electricidade da Madeira – Sistema dos Socorridos - Hidroeléctrica e Bombagem

02 de Novembro de 2020 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros está empenhada na retoma das suas atividades, suspensas em resultado da pandemia que teima em manter-se. Neste intuito, o Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica promoveu uma visita ao Sistema dos Socorridos, propriedade da EEM - Empresa de Electricidade da Madeira.

A visita decorreu no dia 22 de outubro e contou com a presença de cerca de 15 participantes, todos usando máscara e mantendo o distanciamento social.

O Sistema dos Socorridos é constituído por uma Central Hidroelétrica equipada com três turbinas Pelton e respetivos alternadores com potência ativa unitária de 8 MW.

Há alguns anos o sistema tornou-se reversível com a instalação de uma Central de Bombagem equipada com quatro bombas elevatórias de potência ativa unitária 3.5 MW.

A central hidroelétrica foi recentemente alvo de uma remodelação que permitiu adicionar alguns denominados "serviços de sistema" onde se inclui a compensação síncrona.

A compensação síncrona permite, de forma mais segura, aumentar a contribuição de produção com base em energias renováveis intermitentes, como a fotovoltaica e a eólica.

Quando em compensação síncrona, um grupo turbina-alternador, com os injetores fechados e sem consumo de água, ajuda à regulação de tensão da rede e aumenta a inércia disponível, melhorando a estabilidade da frequência.
Contribui também para aumentar a potência de curto-circuito da rede, necessária para garantir a atuação das proteções elétricas durante um incidente.

O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica da Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros agradece a pronta colaboração da EEM, que fez-se representar por um membro do Conselho de Administração, colega Mário Jardim Fernandes.

A visita foi orientada pelo responsável pelas Centrais Hidroelétricas da EEM, colega Rui Correia, que prestou todos os esclarecimentos e respondeu às dúvidas e questões dos colegas presentes, sempre muito interessados.

Durante a visita foi acionado remotamente, a partir do Centro de Despacho da EEM, o modo de compensação síncrona num dos grupos para que todos tomassem contacto com este novo "serviço de sistema”.