Terroir em Conversa na Região Sul da OE

01 de Agosto de 2013 | Geral, Engenharia Agronómica

A sexta edição das Conversas à Volta do Vinho decorreu no passado dia 18 de julho, na Sala do Bar da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, subordinada ao tema "Terroir, a essência do vinho europeu”.

Promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica e liderada pelo Prof. Virgílio Loureiro, esta sessão de Conversas de fim de tarde focou-se na controversa definição de Terroir e diferentes opiniões sobre a sua influência na qualidade do vinho.

O Prof. Vírgilio Loureiro começou por apresentar 13 definições diferentes de Terroir, sendo que uma das mais consensuais refere um "espaço geográfico onde uma comunidade desenvolveu ao longo da sua história um saber coletivo de produção baseado num sistema de interações entre o meio físico e biológico”. Foram também referidas as diversas variáveis de análise de um Terroir e, durante a "prova-cega” de três vinhos, foi discutida entre os cerca de 50 presentes a importância ou não do solo na qualidade do vinho.

As Conversas à Volta do Vinho, um evento de grande sucesso que se repetiu periodicamente ao longo do último ano, voltará brevemente com uma nova temática.