Tomada de Posse do Conselho Diretivo da Região Sul | Conclusão do mandato 2022-2025

22 de Fevereiro de 2023 | Geral

Na sequência das eleições extraordinárias para o Conselho Diretivo da Região Sul, os membros eleitos para a conclusão do mandato 2022-2025 tomaram posse no dia 17 de fevereiro, pelas 17h00, no Auditório da OE.

A cerimónia contou com a presença de Fernando de Almeida Santos - Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Vinicius Marchese - Presidente do CREA de São Paulo, Lídia Santiago - Vice-Presidente Nacional, Carlos Mineiro Aires - Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes, vários membros eleitos da Ordem dos Engenheiros, entre outros convidados institucionais, familiares e amigos dos recém empossados membros do Conselho Diretivo da Região Sul.

Perante mais de 100 convidados, António Carias de Sousa tomou posse como Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Rita Carvalho de Moura como Vice-Presidente, Jorge Gamito Pereira como Secretário e Pedro Santos Coelho como Tesoureiro. Carla Melfe de Figueiredo, Daniel Vaz Silva e Susana Antas Serôdio integraram este Conselho como vogais.

No seu primeiro discurso na qualidade de Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, António Carias de Sousa apresentou quatro vetores estratégicos para o término do mandato 2022-2025: "Valorizar, Prestigiar, Atrair e Agilizar" e assinalou a importância de a Região Sul ter um posicionamento claro na aproximação aos seus membros, bem como nos serviços e reconhecimento prestados, em consonância com a estrutura central da Ordem.

"Vamos revalorizar a Região Sul e valorizar os seus membros investindo mais na formação, qualificação e desenvolvimento, vamos protocolar formações com instituições de ensino superior, associações profissionais e outras entidades referência para a afirmação dos engenheiros como gestores de projetos multidisciplinares (...) Acreditamos que promovendo o prestígio da Engenharia vamos valorizar as carreiras profissionais dos nossos membros e atrair jovens para a engenharia (...) Vamos criar programas e incentivos para envolver e atrair novos membros, vamos apostar no empreendedorismo apoiando as melhores ideias, criar estágios, mentoring e bolsas de emprego. No vetor agilizar, vamos simplificar e desburocratizar vários procedimentos, em conjunto com outras estruturas da Ordem dos Engenheiros, vamos participar ativamente na melhoria do SiGOE, ferramenta fundamental para os engenheiros, que necessita de evoluir e de se adaptar às novas exigências. Vamos contratar talento e premiar o mérito. Sabemos que são objetivos ambiciosos, mas só assim nos revemos naquilo a que nos propusemos e sabemos que trabalhando em equipa, com valores, foco e com a motivação que nos move, iremos conseguir renovar a imagem da Região Sul." António Carias de Sousa, Presidente da Região Sul.

O Bastonário, Fernando de Almeida Santos, encerrou a cerimónia e afirmou que os quatro vetores apontados pelo Presidente da Região Sul "coincidem com os objetivos nacionais de modernizar a Ordem no geral, trazer a Engenharia portuguesa para o séc. XXI e a valorização do Engenheiro, para dar um contributo mais aprofundado à sociedade, sendo que parte de algumas reorganizações já estão em curso, nomeadamente a constituição de novos Colégios".