Tomada de Posse dos Órgãos Nacionais da Ordem dos Engenheiros

28 de Março de 2022 | Geral

Os Órgãos Nacionais da Ordem dos Engenheiros (OE) tomaram posse no passado dia 25 de março, numa cerimónia que reuniu cerca de 450 membros eleitos e convidados no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, e durante a qual foram também empossados os corpos sociais eleitos para a Região Sul da OE.

Fernando de Almeida Santos, Bastonário escolhido no ato eleitoral concluído a 12 de fevereiro deste ano, assumiu, perante os presentes, que os tempos serão de mudança e de atualização da estrutura da Associação Profissional que tomará nas suas mãos a partir de 1 de abril.

"A Ordem dos Engenheiros, na sua orgânica, parou algures no início da última década do século passado. Apesar do grande desenvolvimento tecnológico e do conhecimento, do desenvolvimento da Engenharia e das novas áreas de intervenção, os colégios de especialidade mantêm-se os mesmos desde há 30 anos. Nessa altura nem sequer existiam telemóveis para uso universal. O mundo mudou mesmo”, asseverou o Bastonário empossado, prosseguindo com a necessidade de "adaptar a compartimentação das especialidades da Ordem dos Engenheiros para criar uma maior atratividade da mesma na admissão de engenheiros do presente e do futuro. A criação imediata dos colégios de Engenharia Aeronáutica e do Espaço, Engenharia de Processos de Gestão, Engenharia Alimentar, Engenharia Industrial e Engenharia Biomédica e Genética é um imperativo técnico”, avançou o responsável.
Ainda assim, recordou as limitações impostas pela Lei das Associações Públicas Profissionais e pelo Estatuto a este seu desígnio, que "obrigam a que qualquer alteração orgânica ou que qualquer alteração de índole profissional seja aprovada em Assembleia de Representantes, posta em consulta pública e homologada pela tutela da Ordem dos Engenheiros. Assim faremos. A tutela da Ordem dos Engenheiros é hoje o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, hoje aqui representado pelo Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.”

Dirigindo-se ao Secretário de Estado presente, prometeu colaboração para com o Estado e o Governo. "Sr. Secretário de Estado, a Ordem dos Engenheiros quer ser um parceiro do Estado e do Governo. Já o é, estatutariamente, com as atribuições que lhe são conferidas por Lei. Mas queremos mais. Queremos ser parte da solução. Estar envolvidos e participar”.

A juntar à mudança e modernização da OE, Fernando de Almeida Santos destacou ainda, no seu discurso, a valorização dos Engenheiros e a contribuição para o desenvolvimento da Sociedade como desígnios nos quais irá assentar a sua atuação enquanto Bastonário ao longo dos próximos três anos.

Para além do Bastonário, foram igualmente empossados Lídia Santiago e Jorge Liça, enquanto Vice-presidentes Nacionais, Carlos Mineiro Aires, na qualidade de Presidente da Assembleia de Representantes, e restantes membros deste órgão.
Tomaram ainda posse os engenheiros eleitos para os Conselhos Fiscal Nacional, Jurisdicional e de Admissão e Qualificação, Conselhos Nacionais de Colégio e Comissões de Especialização.

Galeria de fotografias (resumo) »»»