19 de Outubro de 2021 | Engenharia Geológica e de Minas

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no dia 13 de outubro, via Zoom, um Webinar subordinado ao tema "Transição Energética – Aproveitamento de Energias Renováveis no setor extrativo, exemplos”.

Este Webinar mostrou duas realidades do setor extrativo, uma na vertente das rochas industriais, produção de cimento, e outra de rochas ornamentais na extração de blocos e sua transformação, com exemplos já em curso da mitigação da pegada inerente à atividade.

O Eng. Sandro Conceição (Diretor de Coprocessamento e Energias Renováveis da CIMPOR) apresentou o plano estratégico de energias renováveis em curso na empresa, e os objetivos e ações previstas a curto e médio prazo. Foram também abordados os projetos em implementação nas pedreiras da empresa das Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC).
A Eng.ª Ana Luís (Diretora do Departamento Técnico, Qualidade e Ambiente das empresas PEDRAMOCA e MOCAPOR) partilhou resultados obtidos com a implementação de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) em duas pedreiras e num estabelecimento industrial de serração, corte e polimento de rochas ornamentais.

Embora de características e dimensões diferentes foi evidente em ambas as empresas a mesma preocupação, com as questões relativas à descarbonização e com a economia verde, exemplos a replicar por outros no setor extrativo e transformador. No final da apresentação foram colocadas algumas questões formuladas pelos participantes. Esta iniciativa contou com cerca de 120 inscritos, comprovando a atualidade e interesse do tema.

Consulte aqui a gravação

Consulte aqui a apresentação da Engª. Ana Luís