Universidades: Portugal e Brasil acordam reconhecimento de diplomas - Ordem dos Engenheiros regozija-se com a iniciativa

22 de Agosto de 2012 | Geral

A Ordem dos Engenheiros manifesta o seu regozijo pelo acordo alcançado entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) do Brasil que prevê a agilização do reconhecimento de graus académicos obtidos nas Universidades de ambos os países.

O memorando de entendimento ontem assinado em Brasília abrange, numa primeira fase, os diplomados em Engenharia e Arquitetura.

A Ordem dos Engenheiros congratula-se com esta iniciativa, esperando que se concretize a previsão de que o reconhecimento das qualificações profissionais entre os dois países integre a agenda da Cimeira Luso-Brasileira que terá lugar em Brasília no próximo dia 6 de setembro.

A iniciativa que conduziu à assinatura do referido memorando conjuga-se com as diversas ações que a Ordem dos Engenheiros tem vindo a desenvolver com vista ao reconhecimento de competências e à mobilidade de engenheiros. Destaca-se, a este propósito, a assinatura em 26 de novembro de 2011, de um acordo entre a Ordem dos Engenheiros e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil (CONFEA) que prevê a criação de condições de reciprocidade para o exercício da profissão dos engenheiros em Portugal e no Brasil (a aguardar homologação por parte do CONFEA).

Aceda aqui ao Comunicado à Imprensa