fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Utilização de Águas Residuais na Agricultura foi tema de webinar da Região Sul

20 de Julho de 2020 | Geral, Engenharia Agronómica


Decorreu, no passado dia 15 de julho, a conferência online sobre "Utilização de Águas Residuais na Agricultura", uma organização conjunta dos Conselhos Regionais dos Colégios de Engenharia Agronómica, do Ambiente e Química e Biológica da Região Sul.

O painel de oradores, composto pelo Eng. Pimenta Machado (VP/A. P. Ambiente), Engª Rita Alves (Águas de Portugal), Engª Maria Teresa Santos (ISEL), Engª Diana Cordeiro (FENAREG), Engª Rita Rijo (Consulai) e Engª Alexandra Brito (CAP), bem como a atualidade e pertinência do tema, despertaram um forte interesse, que se refletiu num total de 180 participantes. 

As diferentes apresentações, de excelente qualidade, veicularam várias das possíveis abordagens ao assunto em análise. Constituíram, por isso, um valioso contributo para o seu esclarecimento fundamentado, numa altura em que se assiste a uma subida do nível de ruído mediático e opinativo sobre o tema, nem sempre corretamente suportado em dados técnicos e científicos.

Evidenciou-se que Portugal tem adoptado um conjunto de iniciativas legislativas e regulamentares, por vezes mesmo antecipando a regulamentação da UE, tendentes a enquadrar a reutilização das águas residuais em diferentes setores de atividade no curto prazo. Em paralelo neste âmbito, está já em curso um concurso público (POSEUR) com uma dotação de 6 milhões de euros, para apoio a:
- Investimentos em melhorias nos sistemas de tratamento de águas residuais urbanas, para produção de águas para reutilização (ApR) através da instalação ou incremento de etapas de afinamento do tratamento existente; e
- Construção de infraestruturas de armazenamento e transporte de ApR em conduta, até local que possa ser acedido por qualquer utilizador final.

Foram partilhados vários exemplos atuais de reutilização de ApR em Portugal em diversos setores de atividade, tais como agricultura, turismo / lazer e municípios.

Foi igualmente salientado que existe investigação académica e tecnológica realizada em Portugal sobre a produção e a utilização de ApR, estando este conhecimento na origem de um conjunto de procedimentos operativos já em aplicação pelos grandes operadores do setor, com vista a permitir a utilização generalizada e segura das ApR.

Ficou ainda bem patente o interesse dos setores agrícola e pecuário na utilização de ApR, em condições de competitividade e segurança que não penalizem estas atividades, já de si sujeitas a novas e mais severas condicionantes, por força das alterações climáticas em curso. De facto, organizações específicas destes setores participam já de uma rede europeia para a transferência de conhecimento na reutilização segura e económica de ApR na Agricultura (SUWANU EUROPE).

Esta enriquecedora sessão permitiu aos participantes tomar conhecimento de um conjunto de informações muito atualizadas sobre a reutilização de águas residuais na agricultura em Portugal, estando criadas as condições para a sua expansão generalizada a curto prazo, fruto das iniciativas e estímulos em curso.


Consulte a gravação da sessão aqui

Consulte as apresentações:

Parceiros Institucionais