fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

V Encontro do Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão

19 de Abril de 2018 | Geral, Especializações


A perspetiva de um novo paradigma associado à forma como produzimos e utilizamos a energia faz antever uma nova revolução industrial. A possibilidade a curto prazo de podermos conceber aglomerados populacionais autossuficientes do ponto de vista energético, bem como sistemas de mobilidade urbana totalmente elétricos, reforça, a importância estratégica deste setor a nível mundial. Neste enquadramento, o desenvolvimento tecnológico da produção de energia com origem em fontes renováveis tem um papel determinante, quer pelo impacto introduzido ao nível ambiental, quer pelo contributo económico positivo que gera nos países que têm verdadeiramente apostado nesta forma de energia.

Assistimos de forma gradual e consistente, ao longo dos últimos 20 anos, a um incremento da produção energética nacional com origem em fontes de energia renováveis. As condições naturais existentes em Portugal permitem ambicionar um Portugal mais autossustentável energeticamente.

O estado de maturidade das tecnologias associadas à produção de energia por fontes renováveis deixa antever desafios técnico-científicos determinantes para a afirmação definitiva desta forma de produção de energia. Neste âmbito, a durabilidade dos materiais utilizados nos equipamentos e nas infraestruturas deste setor representa um aspeto fundamental para garantir a sustentabilidade económica destes investimentos.

Mais uma vez, a Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais da Sociedade Portuguesa de Materiais, no contexto do Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão, promove a discussão e a partilha de conhecimentos técnicos no seio deste setor, dando seguimento a um alargado conjunto de iniciativas que visam promover o interesse junto de diferentes entidades a nível nacional, pelo estudo e desenvolvimento de técnicas de proteção anticorrosiva e de preservação dos materiais e dos recursos.

Parceiros Institucionais