Visita à AIE – Atlantic Islands Electricity – Central Térmica do Caniçal

20 de Novembro de 2019 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou uma visita à Central Térmica do Caniçal, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2019.
A visita decorreu no dia 13 de novembro e contou com a presença de cerca de 20 participantes, de várias especialidades.

A Central Térmica do Caniçal, detida pela empresa AIE – Atlantic Islands Electricity, está localizada na extremidade leste da ilha da Madeira. Está equipada com seis grupos geradores a diesel/fuel com capacidade de produção de 12 MW, à tensão de 11 kV.

Dois transformadores elevadores 11/60 kV, de potência unitária 48 MVA, asseguram a injeção da produção na rede de transporte a 60 kV da EEM – Empresa de Electricidade da Madeira, assegurando cerca de 20% do total da energia consumida na ilha da Madeira.

O intuito desta visita técnica foi proporcionar aos presentes um conhecimento da instalação, dos procedimentos de operação e manutenção. Foram apresentados vários  sistemas de mitigação dos impactos negativos da Central no meio ambiente, nomeadamente o controlo das emissões e reaproveitamento das águas residuais.

O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica da Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros foi muito bem recebido pelos responsáveis da central, colegas Alberto Rodrigues e Pilar Jardim e toda a sua equipa, que disponibilizaram uma visita completa, incluindo a um dos grupos parado para a sua manutenção periódica.