Visita à ECS - Estação de Cabos Submarinos da EMACOM

07 de Outubro de 2022 | Geral

O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica promoveu, no passado dia 28 de setembro, uma visita à ECS - Estação de Cabos Submarinos da EMACOM, empresa detida pela EEM – Empresa de Electricidade da Madeira.

A iniciativa, à semelhança das anteriores, foi muito concorrida e esgotou as inscrições disponíveis.

A Estação de Cabos Submarinos entrou em serviço em 2021 e permite, através do cabo EllaLink, uma ligação por cabo dedicado entre a Madeira e o continente português.

O cabo dedicado resulta de uma derivação entre a ECS da EMACOM e a unidade de derivação BU5 – Branch Unit 5, que interliga o cabo dedicado ao cabo principal. É, neste momento, o único cabo de comunicações público entre a Região Autónoma da Madeira e o exterior.

A visita foi orientada pelos colegas Milton Gouveia, Jorge Valente e Fernando Cardoso, que prestaram todos os esclarecimentos e responderam a todas as questões dos colegas presentes.

Ficou evidenciada a importância do cabo submarino público que permite à EMACOM ser um operador neutro e, assim, garantir equidade no acesso a serviços de telecomunicações, essenciais para regiões insulares como a Madeira e o Porto Santo.