Visita à Obra do Viaduto do Corgo

16 de Setembro de 2011 | Especializações

A ComissãoExecutiva da Especialização em Estruturas promove, no dia 30 de Setembro de2011, uma Visita à Obra do Viaduto do Corgo, integrado na futura Auto-EstradaTransmontana.

Esteviaduto, situado nas proximidades de Vila Real, tem uma extensão total deaproximadamente 2800m sendo dividido em 3 estruturas: Viaduto Nascente, ViadutoCentral e Viaduto Poente. No total a obra tem 42 vãos apresentando os pilaresmais altos alturas da ordem dos 130m. Estes pilares terminam em torres de apoiodos tirantes de suporte do tabuleiro que se elevam por mais cerca de 63m acimado nível do mesmo. O Viaduto Central, atirantado, vencerá um vão de 300m. OsViadutos Nascente e Poente são constituídos, em geral, por vãos de 60m.

Trata-se de um empreendimento concessionado pelasEstradas de Portugal à Empresa Auto-Estradas XXI, Sub-concessionáriaTransmontana, S.A. estando a sua construção a cargo de um ACE (CAET XXI), lideradopela Soares da Costa e constituído, para além daquela, pelas Empresas FCC eRamalho Rosa. O Projecto de Execução, que faz parte de um conjunto alargado deobras deste empreendimento coordenado pelo Gabinete SENER, é daresponsabilidade do Gabinete LCW.

Na actual fase da obra encontram-se concluídastodas as fundações e pilares, estando em fase de execução os mastros e em fasede arranque os tabuleiros dos três sub-viadutos.

Aceda à página do evento e inscreva-se já »»»