A Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (ETVC) realizou, no passado dia 25 de Junho, uma visita técnica ao Porto de Setúbal, tendo como objetivo dar a conhecer a evolução dos projetos ali em curso e as perspectivas para o seu desenvolvimento futuro, de acordo com as orientações estratégicas para este sector. Esta visita assumiu particular relevância, numa altura em que se perspetivam investimentos no eixo portuário Lisboa – Setúbal – Sines, em articulação com outros modos de transporte, nomeadamente caminho-de-ferro, potenciando o transporte de mercadorias e o conjunto das ligações entre portos, plataformas logísticas e parques industriais, por forma a assegurar as adequadas ligações ao resto do Mundo e em particular à Europa. Foram visitados os terminais: • RO-RO, em parte concessionado à Autoeuropa, mas por onde é desembarcada a maior parte dos automóveis importados que utilizam o transporte marítimo, ocupando este Porto a liderança a nível nacional, com cerca de 95% de tráfego; • Multiusos 1, para carga fracionada, granéis sólidos e ro-ro; • Multiusos 2, especializado na movimentação de contentores, que, com 20ha de parque, é um dos maiores terminais de contentores do país (a seguir a Sines). Os 33 participantes na visita, que demonstraram um grande interesse, tiveram oportunidade de verificar que o Porto de Setúbal se posiciona como a solução "shortsea” para a Região de Lisboa, devido às sua excelentes características nos acessos rodo-ferroviários e marítimos, dispondo de terminais especializados nas várias tipologias de carga. A baixa taxa de ocupação do terminal Multiusos 2, cerca de 25%, mantém atual a questão da necessidade de efetuar um novo investimento num terminal de contentores de "shortsea” na zona de Lisboa, designadamente se este envolver dinheiros públicos. |