Visita do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Mecânica – Região Madeira

09 de Novembro de 2023 | Geral

Nos dias 27 e 28 de outubro, o Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros visitou a Região Madeira.

Esta visita resultou fundamentalmente do objetivo para a descentralização das reuniões deste Órgão, com o foco na realização de visitas técnicas a diversos sectores regionais de aplicação e desenvolvimento nas áreas tecnológicas da Engenharia Mecânica, na dinamização de uma sessão técnica sobre qualificação profissional e o reforço do networking com os colegas da região.

No início da manhã foi realizada uma visita às instalações da empresa HORÁRIOS DO FUNCHAL, guiada por Duarte de Faria Sousa, vogal do Conselho de Administração da HORÁRIOS DO FUNCHAL, onde ficaram a conhecer a influência da rede viária no transporte público por autocarro e os desenvolvimentos realizados pelos HORÁRIOS DO FUNCHAL ao longo dos anos, de forma a adaptar os veículos a difícil orografia da cidade do Funchal. Particular destaque para os autocarros VOLVO FL 280 4x4, no serviço de transporte publico, numa orografia bastante acidentada nas zonas altas da cidade.

Na parte da tarde foi realizada uma visita as instalações da ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, guiada por Rui Caldeira, presidente do Conselho de Administração da ARDITI, que serviu conhecer as atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, conferindo as capacidades das diversas unidades e o estabelecimento de contactos para futuras parcerias.

O dia culminou com a realização de uma Tertúlia sobre "A REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE - ATOS DE ENGENHARIA MECÂNICA” onde foram discutidos os temas relevantes sobre o papel da Engenharia Mecânica e o impacto no processo de revisão da regulamentação em curso, que levará à revisão dos Atos de Engenharia Mecânica.

Posteriormente, a jornada terminou com um jantar convívio com os colegas da Região Madeira, para a troca de experiências pessoais/profissionais e potenciar os contactos de relacionamento/Networking.