Visita Técnica a Alcanena – Indústria dos Curtumes

20 de Março de 2015 | Geral, Engenharia Química e Biológica

No passado dia 17 de março, teve lugar uma visita técnica a Alcanena dedicada à indústria dos curtumes e promovida conjuntamente pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica e pela Delegação Distrital de Santarém.
A visita englobou duas firmas do grupo Carvalhos, a Couro Azul, S.A. e a António Nunes de Carvalho, SA, bem como o CTIC, Centro Tecnológico das Indústrias do Couro.
Os participantes na visita foram recebidos na Couro Azul SA pelo Presidente da empresa e pelo Diretor Industrial, respetivamente Dr. Pedro Carvalho e António Carvalho, que, após uma apresentação do grupo, acompanharam a visita às instalações.
Foi possível ver em detalhe as quatro fases da produção do couro: preparação inicial ou "ribeira”, curtimenta, tingimento e corte, e discutir as soluções técnicas inovadoras da Couro Azul, SA, que permitiram desenvolver couros hipoalergénicos e biodegradáveis. Com o Director Industrial, António Carvalho, a visita prosseguiu nas instalações da António Nunes de Carvalho, SA, onde se processa o corte de peças de couro para a indústria automóvel, nomeadamente volantes, com recursos tecnológicos que asseguram elevados níveis de produtividade e de qualidade do produto.
A última etapa da visita teve lugar no CTIC, Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, instituição de suporte tecnológico às industrias do couro , constituída em 1992 por associação entre empresas e Associação de Curtumes e o Estado (IAPMEI, IPQ).
O CTIC constitui a interface entre as empresas e a comunidade científica e tecnológica, e tem como propósito a promoção da inovação tecnológica e da competitividade do setor. Os membros participantes na visita foram recebidos no CTIC pelo seu Diretor Geral , Dr. Alcino Martinho, que fez uma apresentação da instituição com as suas múltiplas valências e acompanhou toda a visita, englobando os diversos laboratórios e a instalação piloto.
A impressão final dos participantes foi a de que tinha sido um dia produtivo e agradável, para o que foi determinante a grande disponibilidade e empenho dos responsáveis e técnicos do Grupo Carvalhos e do CTIC que acolheram os nossos membros, e a quem é devido um sincero agradecimento.