Visita Técnica à Climaespaço

22 de Maio de 2018 | Geral, Engenharia Eletrotécnica

A 15 de maio, realizou-se a segunda edição da visita à central de trigeração de produção de energia de elevada eficiência da empresa Climaespaço, a rede de frio e calor do Parque das Nações, em Lisboa. Organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, foi conduzida pelo Eng. João Castanheira, administrador da Climaespaço.

A visita consistiu em duas partes: a primeira foi de apresentação das características do projeto e da empresa, em sala, e a segunda foi a visita às instalações técnicas da central de produção de energia e respetiva sala de comando. Foram salientados diversos aspetos, tais como os benefícios ambientais, os desafios da exploração, os serviços prestados a cerca de 3.500 clientes, as soluções técnicas escolhidas. Salienta-se, por exemplo, a implementação de um depósito de 15 milhões de litros de água gelada que tem como função realizar uma gestão inteligente dos custos de produção dessa mesma água, bem como melhor satisfazer a relação de produção/consumo e garantir o abastecimento.

Foi realçado também que este tipo de redes há muito tempo que existe, cujas soluções técnicas têm sido dinâmicas. Por exemplo, começaram com o carvão como energia primária e, atualmente, assiste-se a uma penetração crescente de renovável e, por outro lado, também têm surgido tecnologias mais eficientes. Neste âmbito, a Climaespaço está a preparar a sua transição energética, tendo em curso diversos estudos para escolha das melhores soluções a implementar.

O CRC de Engenharia Eletrotécnica agradece ao Eng.º João Castanheira e à Climaespaço a disponibilidade e recetividade para a realização desta visita.

Atendendo à elevada participação nesta visita, e dado continuar a haver interesse por parte dos nossos membros, está a ser equacionada uma nova edição.