fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Visita Técnica à Fundação Eugénio de Almeida e Colégio do Espírito Santo

06 de Outubro de 2017 | Geral, Engenharia Agronómica, Engenharia Química e Biológica


Os Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Agronómica e de Engenharia Química e Biológica promoveram, no passado dia 30 de setembro, uma visita técnica conjunta à Fundação Eugénio de Almeida, procedida de uma visita guiada à Universidade de Évora.

Na Fundação Eugénio de Almeida, os 34 participantes foram recebidos pelo Eng. Duarte Lopes que partilhou a génese e história da fundação, de onde se ressalva o sentido filantropo e altruísta de Vasco Eugénio de Almeida, que se dedicou desde cedo, a diversas obras de cariz social, cujo impacto se refletiu no desenvolvimento da região.

A fundação prossegue a missão do seu fundador, não só na prossecução dos seus princípios e valores, mas também na consolidação do trabalho e desenvolvimento económico, garantindo a sustentabilidade dos seus projetos. Daqui se destaca um conjunto de propriedades rústicas no concelho de Évora, nas quais a Fundação desenvolve um projeto agropecuário e industrial, prosseguindo a exploração do vinho, que desde tempos imemoriais se faz na região. Na herdade visitada, após uma introdução com pormenores de índole mais técnica, foi possível observar dois processos de produção vitivinícola em duas adegas, um mais tradicional, outro mais industrializado, presenciar a forma como se misturam várias castas, visitar a adega, e no fim, os participantes puderam ainda usufruir de uma prova de vinhos na fundação de onde são provenientes os vinhos "Cartuxa ", "EA” ou " Pera Manca”.

Na parte da tarde o grupo visitou o Colégio do Espírito Santo, um dos pólos da Universidade de Évora, onde foi recebidos pelo Dr. Marco Cardoso, que foi o anfitrião dos espaços mais emblemáticos. O Colégio do Espírito Santo, de inspiração jesuíta, foi fundado no século XVI pelo arcebispo de Évora, o Cardeal D. Henrique. Este colégio desenvolve-se em planta quadrangular envolvendo um claustro, em cujo centro se ergue um chafariz. As salas do colégio foram forradas, no reinado de D. João V, com belíssimos azulejos barrocos aludindo às matérias aí ensinadas, com alegorias das Ciências ou Humanidades. Em todo o edifício se destacam também vários silhares de azulejos quinhentistas e seiscentistas, tal como exemplares de pintura e estuques ornamentais, como os que podem ser observados na biblioteca.  Este é um dos edifícios mais importantes da Universidade de Évora, e um dos lugares mais visitados por turistas de todo o mundo, seja pela sua história, seja pela sua magnificência.

Os organizadores desta atividade agradecem a disponibilidade e dedicação dos técnicos /guias que acompanharam o grupo nas duas visitas.

Esta visita técnica será complementada com a realização de um Colóquio no próximo dia 24 de outubro, que voltará a contar com a colaboração dos dois Colégios.

Parceiros Institucionais