Visita Técnica à Portucel Soporcel

07 de Junho de 2011 | Engenharia Mecânica

Realizou-se no passado dia 26 de Maio, uma Visita Técnica à Portucel Soporcel – Complexo Industrial de Setúbal na Mitrena, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica.

O evento contou com a participação de cerca de duas dezenas de engenheiros e teve inicio com uma apresentação sobre o Grupo, onde foi explicado que o eucalipto é a matéria-prima da Portucel por excelência. A misssão desta empresa é a de produzir e comercializar papel de alta qualidade a partir da fibra do eucalipto, como por exemplo o Navigator, a sua principal marca de papel para escritório , representado em mais de 100 países.

O Grupo Portucel Soporcel tem cerca de 60 empresas, nas áreas de I & D, Serviços, Produção de pasta de papel, Energia, Agro-Florestal, Comercialização de pastas e papel.

É o maior produtor europeu e um dos maiores a nível mundial de pasta branqueada de eucalipto. O seu volume de negócios é de 1400 milhões de euros, com vendas no exterior de 1200 milhões de euros, por mais de 100 países nos 5 continentes, sendo que 43% da exportação europeia de papel para os EUA é da Portucel. É ainda o maior produtor nacional de energias renováveis a partir da biomassa.

Durante a manhã, foi possível visitar a nova fábrica, com a qual a Portucel Soporcel conseguiu torna-se líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos.

Esta nova fábrica de papel representa um investimento de 525 milhões de euros e a Central de Cogeração, que constituiu objecto de visita da parte da tarde, totalizou um investimento de 75 milhões de euros. A máquina de papel desta nova fábrica com uma capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano tem 200 metros de cumprimentos, o equivalente a 4 Airbus A330.

Da parte da tarde, o grupo da Ordem dos Engenheiros fez uma visita à Central de Cogeração que gera e produz a energia necessária para a produção de pasta. A Soporcel Portucel é responsável por 5% da energia disponível em Portugal. A venda de energia representa já 10% dos resultados do Grupo. Para isso, contribuiu também a criação de caldeiras de biomassa para aproveitamento das cascas de madeira.

Com uma estrutura assente nas instalações industriais localizadas em Cacia, Figueira da Foz e Setúbal, a Portucel Soporcel é uma referência a nível nacional e internacional.

Estas infraestruturas de relevo e inequívoco interesse, corresponderam às expectativas dos interessados que a visitaram, para o que muito contribuiu a gentileza e o empenhamento com que o grupo da Ordem dos Engenheiros foi recebido.