Visita técnica à Quinta Casal da Coelheira – Centro Agrícola de Tramagal

28 de Setembro de 2015 | Geral

No passado dia 12 de setembro, oConselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em conjunto com aDelegação Distrital de Santarém, promoveram uma visita técnica à Quinta Casalda Coelheira – Centro Agrícola de Tramagal, no Concelho de Abrantes, contandocom a presença de 48 visitantes.

Os participantes foram recebidoscom um coffee break, no decurso do qual o Eng. Nuno Falcão Rodrigues,proprietário e enólogo da Quinta Casal da Coelheira, apresentou a história daquinta e as suas valências. Seguiu-se uma visita à adega, que, apesar depreservar a arquitetura tradicional ribatejana, denota já traços de modernidade.Num ambiente descontraído os participantes aprenderam um pouco sobre a produçãode vinhos no Casal da Coelheira. Métodos tradicionais de vinificação, lado alado com a tecnologia enológica mais avançada, originam vinhos que vão aoencontro do consumidor mais exigente. A utilização de pisadores mecânicos e umavançado sistema de controlo de temperaturas, permite processar uva em funçãodas características de cada vinha, fermentando separadamente todas as castas,até ao momento em que os enólogos decidem a combinação perfeita entre osdiferentes vinhos produzidos. O objetivo principal do Casal da Coelheira passapor oferecer ao consumidor vinhos consistentes, com a garantia da melhorqualidade ao melhor preço.

O empenho permanente pelaqualidade tem sido reconhecido pelo consumidor, com o crescimento constante dasvendas, e através das várias distinções obtidas em concursos nacionais einternacionais de grande referência Após a visita à adega, os participantesforam brindados com uma prova de vinhos, acompanhada por uma explicação técnicadas suas características e método de produção, por parte do Eng. Nuno Rodriguese seu pai, José Rodrigues, a qual contemplou o Casal da Coelheira ReservaBranco 2014, o Reserva Tinto 2012 e o Mythos Tinto. A visita terminou com ummagnífico almoço servido na quinta, composto por iguarias da região e regadocom o belo vinho da quinta, onde reinou a boa disposição entre osparticipantes. No decurso do almoço houve ainda lugar aos habituaisagradecimentos e ao discurso do Presidente da Região Sul da Ordem dosEngenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires. O almoço terminou com um momentomusical muito agradável e animado, com o grupo "Projeto Viver a Música”.

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica e a Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros agradecem à Quinta Casal da Coelheira, na pessoa do Eng.º Nuno Falcão Rodrigues, a hospitalidade com que recebeu os participantes e a qualidade técnica da visita que proporcionou à Ordem dos Engenheiros.