Visita técnica a um viveiro de plantas – Viveiro Sousa

01 de Março de 2023 | Geral

Na manhã do passado sábado, dia 25 de fevereiro, decorreu das 10h as 12h30, uma visita técnica organizada pelo Colégio de Engenharia Agronómica da Região Madeira.

Esta visita teve lugar nas instalações da empresa Viveiro Sousa, localizada em Câmara de Lobos, vocacionada essencialmente para a produção de espécies frutícolas, temperadas e subtropicais.

Iniciou-se com uma abordagem, feita pelo Eng.º Luís Dantas, à importante missão que tem os viveiros na disponibilização de plantas certificadas, isentas de pragas e doenças, e de boas variedades para a instalação de pomares produtivos e adaptados as condições edafoclimáticas de cada zona.

Seguiu-se uma visita às estufas da empresa, a qual foi orientada pelo proprietário, Sr. Joel Sousa, que nos falou da importância da escolha dos materiais utilizados na multiplicação das plantas, tais como os vasos e o substrato. Referiu algumas técnicas utilizadas na multiplicação de plantas tendo exemplificado a enxertia de borbulha.

Participaram colegas do colégio de agronómica, mas também de outras áreas de formação evidenciando o interesse desta temática.

No final da visita conclui-se que esta permitiu constatar a grande importância que tem a existência dos viveiros para a produção agrícola.