Visita Técnica à Zona Franca Industrial da Madeira (Caniçal) AIE & CLCM

23 de Junho de 2017 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros (OE), através do Colégio Regional de Engenharia Mecânica promoveu uma visita técnica à Zona Franca Industrial da Madeira (Caniçal) nomeadamente às instalações da Central Cogeração do Caniçal - Atlantic Islands Electricity (AIE) e ao Terminal Marítimo e Parque de Combustíveis da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM), no passado dia 17 de junho. Foram convidados a participar nesta iniciativa os membros dos vários colégios da Região.
A visita abordou tópicos transversais às várias áreas de engenharia, nomeadamente Mecânica, Eletrotecnia, Química e Biológica, Ambiente e Civil coordenadas localmente pelo Eng. Alberto Rodrigues - Responsável pela AIE e o Eng. Gilberto Figueira - Responsável pela CLCM.

A AIE - Central Térmica do Caniçal é uma central de cogeração, tendo como atividade principal a produção de energia elétrica de origem térmica. Como atividade secundária, produz vapor que fornece a alguns consumidores industriais, estabelecidos na Zona Franca Industrial da Madeira.
A produção de Energia Elétrica é assegurada por 6 grupos eletrogéneos idênticos, constituídos por motores de combustão interna de 12 MW, a 4 tempos com 16 cilindros em V, da marca Wartsila NSD e alternadores com potências unitárias de 14,6 MVA das marcas ABB e Alsthom.
O Vapor é produzido pelo aproveitamento dos gases de escape dos motores recorrendo a 6 caldeiras aquotubulares, uma por cada grupo.
A Central Térmica do Caniçal tem implementado desde de Agosto de 2005, um Sistema de Gestão da Qualidade documentado e Certificado, pela Norma ISO 9001.
Em 2012 foi integrado ao Sistema de Gestão da Qualidade a área de Ambiente e Segurança, Certificados pelas Normas ISO 14001 e OHSAS 18001 / NP 4397, respectivamente.

A CLCM é proprietária e opera o Terminal Marítimo e o Parque de Combustíveis do Caniçal.
Este Terminal Marítimo em sistema de quadro de bóias está vocacionado, para a receção de navios-tanque com produtos petrolíferos que são armazenados no Parque de Combustíveis do Caniçal.
O Parque de Combustíveis tem uma capacidade da ordem dos 61.600m³ repartida por 24 reservatórios que armazena os seguintes produtos: Jets de aviação, Gasolinas auto, Gasóleos, Fuelóleos e GPL (Propano e Butano).
Para além do serviço de armazenagem e expedição a granel, por veículo cisterna, esta instalação tem ainda uma central de enchimento de garrafas de GPL (gás propano e gás butano).
Esta instalação garante o abastecimento de combustíveis petrolíferos à Região Autónoma da Madeira. Merece particular destaque o aprovisionamento de combustíveis de aviação ao Aeroporto da Madeira, por Viatura Cisterna e o fornecimento de fuelóleo, para produção de eletricidade no Caniçal e Socorridos. Adicionalmente, a CLCM opera na receção de combustíveis líquidos na ilha do Porto Santo.