Visita Técnica ao Centro de Produção de Electricidade do Pego

31 de Outubro de 2011 | Engenharia Mecânica

OConselho Regional de Colégio de Engenharia Mecânica está a organizar uma visitatécnica ao Centro Produtor de Electricidade do Pego, a efectuar no dia 16 de Novembrode 2011.

Otransporte para a visita será efectuado em autocarro com partida da SedeRegional em Coimbra, às 08h00. O preço de inscrição é de 7,00 Euros e incluitransporte e almoço.

Osinteressados em participar nesta visita deverão efectuar a sua inscrição até aodia 8 de Novembro, enviando uma mensagem de correio electrónico para: dina@centro.ordemdosengenheiros.pt

Opagamento da inscrição poderá ser efectuado por transferência bancária para oNIB: 0036 005899100176690 67 (enviar o comprovativo de transferência por e-mail) oudirectamente nos serviços da Ordem.

Avisita é aberta a estudantes de Engenharia. O número de visitantes é limitado a50.

Oprograma da visita é o seguinte:

08h00 -partida da Sede Regional em Coimbra

10h00 -recepção na central e divisão em 2 grupos
Grupo1: central termoeléctrica a carvão
Grupo2: central de ciclo combinado a gás natural

Almoço

Grupo1:central de ciclo combinado a gás natural
Grupo2: central termoeléctrica a carvão

Fim da visita e regresso a Coimbra

ACentral Termoeléctrica do Pego é composta por uma central termoeléctricaconvencional a carvão e por uma central de ciclo combinado a gás natural.

ACentral a Carvão é composta por dois grupos geradores de potência eléctricaunitária de 314 MWe e completou a entrada em serviço industrial em Outubro de1995. Entretanto é desenvolvido o projecto que reduz as emissões para aatmosfera, de modo a permitir o cumprimento integral dos requisitos ambientais,nomeadamente as emissões para a atmosfera de dióxido de enxofre (SO2), deóxidos de azoto (NOx) e de partículas, tendo entrado em funcionamento em iníciode 2008.

ACentral de Ciclo Combinado do Pego é constituída por dois grupos geradores agás natural, de potência eléctrica unitária nominal de 418 MWe e completou asua entrada em serviço industrial em Março de 2011. Ambas estão interligadasdirectamente à Rede Nacional de Transporte de 400 kV no Posto de Corte do Pegona zona adjacente à central.