Visita técnica ao Complexo Petroquímico de Sines

14 de Dezembro de 2018 | Geral

Os Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Química e Biológica e de Engenharia Mecânica promoveram, em parceria, no dia 13 de dezembro, uma visita técnica ao Complexo Petroquímico da Repsol, em Sines, a qual teve a pronta adesão dos membros, que rapidamente esgotaram a lotação prevista.

Esta visita surge na sequência do jantar-debate 'Repsol Polímeros: Petroquímica de Excelência no Cluster Industrial Português', realizado a 21 de novembro último, e teve como objetivo dar aos membros a oportunidade de ver localmente o complexo industrial que fora descrito e debatido na ocasião.

Depois de uma breve introdução sobre os principais processos, produtos e layout do complexo, feita pelo diretor de produção de olefinas, Eng. André Vilelas, procedeu-se a uma visita guiada, em autocarro, pelas várias unidades do complexo petroquímico, que incluiu a Central Termoeléctrica, o Steam Cracker, as Fábricas de Polietileno de baixa densidade (PEBD) e de alta densidade (PEAD), Butadieno, Metil e etil tert-butil éter (MTBE e ETBE). Visitaram-se, ainda, as salas de controlo dos principais processos, com especial enfoque na Central Termoelétrica, no Steam Cracker e na Fábrica de PEBD. Finalmente, visitou-se o laboratório de ensaios e controlo de poliolefinas.

A atividade ficou concluída com um agradável almoço, oferecido pela empresa, que teve lugar na bonita casa rústica de Monte Feio, localizada dentro do próprio complexo industrial.

Os colégios organizadores agradecem à Repsol a excelente visita proporcionada aos engenheiros.