Visita Técnica ao Sistema de Captação e ETA do Carvoeiro

26 de Março de 2015 | Engenharia do Ambiente

O Colégio Regional de Engenharia do Ambiente vai realizar no próximo dia 17 de Abril uma visita técnica ao Sistema de captação e ETA do Carvoeiro.
O Sistema Regional do Carvoeiro (SRC), tem por objeto o abastecimento de água em alta a 6 concelhos do Baixo Vouga- Águeda, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo e Murtosa, encontrando-se em expansão a abastecimento aos concelhos de Oliveira do Bairro e Vagos. O Sistema contempla a captação, tratamento e adução até aos centros de distribuição e armazenamento principal. Abastece ainda a freguesia de Válega do concelho de Ovar com 11 l/s.
O SRC é um Projeto constituído por um conjunto de órgãos de captação, tratamento, transporte e armazenamento de água desde a sua origem, localizada em poços abertos nas aluviões do rio Vouga perto da povoação do Carvoeiro no concelho de Águeda, até aos concelhos referidos.
Irá abastecer no ano horizonte (20 anos) cerca de 200 000 habitantes residentes + 70 000 flutuantes.
O sistema encontra-se em fase final de expansão, onde se inclui a reabilitação da estação de tratamento de água (ETA), que será o objeto principal da visita da Ordem dos Engenheiros.

13h30 – Saída em Autocarro da Sede da Ordem em Coimbra, com passagem por Aveiro
15h00 – Início da Visita
17h30 – Regresso a Coimbra (com passagem por Aveiro)

A participação nesta visita é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. Os interessados em participar nesta visita deverão efetuar a sua inscrição, até ao dia 13 de abril para o e-mail: solange@centro.ordemdosengenheiros.pt , indicando se pretendem transporte em autocarro a partir de Coimbra ou de Aveiro (o ponto de encontro em Aveiro será posteriormente indicado).