Visita Técnica às instalações da Carris

15 de Novembro de 2023 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica promoveu uma Visita Técnica às instalações da Carris, em Miraflores, no dia 10 de novembro.

A Visita contou com a participação de um grupo de Membros da Ordem dos Engenheiros, com o intuito de ver as instalações e o local onde as diversas áreas funcionam, assim como a complexidade das Operações e Manutenção de uma frota de mais de oitocentos autocarros.
Os participantes foram recebidos pela Diretora de Operações, Dra. Helena Leal, e pelo Diretor de Manutenção de Autocarros, Eng. José Roseiro, que começaram por fazer uma apresentação da empresa e de vários indicadores destas duas áreas fulcrais para a organização.

Com mais de 150 anos de existência, a Carris trabalha diariamente para levar a cabo uma complexa operação de transporte urbano, apoiada por várias aplicações informáticas e mais de 2500 colaboradores.
Em termos operacionais, a rede de transportes da Carris possui cerca de 100 carreiras de autocarros e 10 carreiras de elétricos, numa extensão de mais de 800 quilómetros, dispondo de 2322 paragens, a que corresponde uma média de uma paragem a cada 300 metros. Em termos de frota, a Carris conta com mais de 800 viaturas (standard a gás, standard a diesel e elétricas), colocando a circular na estrada todos os dias cerca de 700, apresentando taxas de cumprimento acima dos 98%.
No que se refere à Manutenção, a taxa de imobilização ronda os 10 a 12%, tendo-se verificado o valor mais baixo de sempre (9,64%) no mês de setembro deste ano, por força de uma estratégia de maximização da disponibilidade das viaturas por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude. Sendo percorridos mais de 36 milhões de quilómetros por ano, o desafio é bastante grande em termos de manutenção, correspondendo a um orçamento de cerca de 18 milhões de euros por ano para fazer face às avenças quilométricas, a eventos relacionados com abalroamentos e ações de vandalismo, substituição de pneus e desempanagens.

O investimento em renovação e reparação ascende aos 22 milhões de euros, estando previsto para 2024 a entrada em serviço de 68 novos veículos, dos quais 24 a gás natural, 30 elétricos standard e 14 mini-elétricos. Estão também abertos concursos para a aquisição de mais 75 viaturas a gás natural e 30 mini-elétricos para o biénio 2024-2025, perspectivando-se a aquisição de mais viaturas standard elétricos, standard a gás natural e standard a hidrogénio nos anos seguintes.
Esta Visita terminou com uma passagem por vários locais do Complexo de Miraflores, incluindo as oficinas centrais, o posto de abastecimento de gás natural e a expedição.