Visita Técnica: Centro de Telegestão da ARM - Redes hidráulicas da Madeira e Porto Santo

11 de Dezembro de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Visita Técnica ao Centro de Telegestão da ARM - Redes hidráulicas da Madeira e Porto Santo.

A iniciativa decorreu no dia 6 de dezembro, com a presença de colegas de várias especialidades.

O Sistema de Telegestão, implementado pela Águas e Resíduos da Madeira (ARM), desde o ano 2000 (há 23 anos), permite gerir remotamente a maioria das instalações de gestão da água, saneamento e de regadio em alta, designadamente estações de tratamento de água e de águas residuais, estações elevatórias, reservatórios, câmaras de manobra, lagoas, entre outras, espalhadas por toda a região.

Trata-se de um sistema que é composto por uma rede complexa suportado em modernas tecnologias de supervisão e controlo, que permitem a análise on-line de muitas variáveis associadas aos processos de gestão do recurso hídrico, nomeadamente a quantidade e qualidade das águas, incluindo controlo remoto de operações, que permite ao operador ter uma visão geral de como se está a comportar o sistema e facilmente identifica e atua caso seja necessário.

O histórico de todas as variáveis analisadas é registado numa base de dados, que suporta as ferramentas de análise e de gestão. Atualmente estão integrados 478 autómatos correspondendo a um numero de pontos (sinais e analógicos) de 50383.

Parte das comunicações estão suportadas por uma rede de fibra ótica, numa extensão superior a 120 quilómetros, as restantes comunicações de instalações remotas estão suportadas sobre redes móveis e fixas das operadoras de comunicações.

O Centro de Telegestão localiza-se na Estação de Tratamento de Água Engº Manuel Rafael Amaro da Costa (ETA da Alegria), em São Roque, no concelho do Funchal e permite otimizar a adução às redes de distribuição de água de uma forma racional e numa perspetiva de poupança de energia elétrica e eficiência hídrica.

A iniciativa incluiu também uma visita à ETA da Alegria que, com capacidade para tratar um caudal máximo de 1000 litros por segundo, é a maior e mais importante estação de tratamento de água da Madeira.

Os participantes foram recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração da ARM, Engenheiro Civil Amílcar Gonçalves, que foi coadjuvado pelo colega Engenheiro Mecânico Nuno Pereira. Aos dois, o Conselho do Colégio agradece todo o apoio e disponibilidade.