Visita Técnica: ECM – Empresa de Cervejas da Madeira

24 de Novembro de 2022 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho de Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades, uma Visita Técnica à ECM – Empresa de Cervejas da Madeira.

A iniciativa decorreu no dia 23 de novembro, com a participação de muitos colegas de várias especialidades, bem como de diversos estudantes da Universidade da Madeira que o Colégio pretendeu, com esta visita, cativar para a Ordem dos Engenheiros.

A ECM é a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira e a única empresa cervejeira totalmente portuguesa. Conta já com mais de 150 anos de existência e é uma referência nacional no seu setor, no que diz respeito ao aproveitamento de recursos renováveis e de resíduos para ajudar à descarbonização da economia.

A visita foi orientada pelo Diretor de Manutenção, colega Luis Noronha e pelo Diretor de Produção/ "Brewmaster”, colega Nuno Branco, a quem o Colégio agradece toda a colaboração e disponibilidade.

A ECM instalou uma das maiores UPAC da Região, composta por cerca de 2500 painéis fotovoltaicos, com potência total instalada de 784 kW, que permite reduzir o consumo de energia solicitada à rede de distribuição em cerca de 25%.

O vapor utilizado nos processos produtivos é produzido por uma caldeira alimentada por estilha de madeira. A ECM é a única empresa cervejeira em Portugal que utiliza uma caldeira de vapor daquele tipo. A estilha utilizada provém da limpeza de resíduos florestais e remoção de plantas exóticas invasoras, prevenindo os incêndios e reduzindo a pegada ecológica da ECM.

A Visita Técnica foi a décima iniciativa dos primeiros oito meses de mandato do Conselho do Colégio, que terminou com algumas provas das bebidas gentilmente oferecidas pela ECM a todos os participantes.