Visita Técnica: Estação de Radar n.º 4 - Pico do Areeiro

Visita organizada pelo Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica da Região da Madeira

12 de Julho de 2018 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou uma visita à Estação de Radar n.º 4 da Força Aérea - Pico do Areeiro, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2018.

A visita decorreu no dia 25 de junho e contou com a presença de cerca de 20 participantes.

O intuito desta visita técnica foi proporcionar aos presentes um conhecimento da Estação Radar n.º 4 (ER4), situada no Pico do Areeiro, na Ilha da Madeira e é parte integrante e fundamental do projeto de extensão do "Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal” ao arquipélago da Madeira. Assim, foram visitadas todas as valências do edifício, respetivos equipamentos suporte e abordadas, em particular, as características técnicas do sistema radar.

O Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica da Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros foi muito bem recebido pelo Comandante da Estação, Tenente-Coronel Sérgio Cruz, e toda a sua equipa, tendo ficado a conhecer a importância deste equipamento no controlo do espaço aéreo e de navegação marítima em redor da Ilha da Madeira, com um raio de alcance de cerca de 470 km, bem como a sua integração com equipamentos congéneres nacionais para cobertura completa do território nacional e respetiva zona económica exclusiva.