Visita Técnica: ETRS – Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra

16 de Maio de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Visita Técnica à ETRS – Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra.

A iniciativa decorreu no dia 13 de maio e foi muito concorrida, esgotando as inscrições disponíveis, com a presença de Engenheiros de várias especialidades.

A ETRS da Meia Serra, gerida pela ARM – Águas e Resíduos da Madeira, é uma das infraestruturas do Sistema de Transferência, Triagem,Tratamento e Valorização de Resíduos da Região Autónoma da Madeira, integrando soluções de tratamento, nomeadamente, a valorização orgânica e energética e o envio ou deposição em destino final dos resíduos existentes na Região.

A ETRS, através da sua Instalação de Incineração, e por um processo controlado e automatizado, garante o tratamento térmico dos resíduos, com tratamento dos gases de escape e a produção de energia elétrica, fornecida à Rede Pública de Distribuição.

A visita foi conduzida pelo Responsável pelo Departamento de Tratamento e Valorização, Engenheiro José Ponte, acompanhado pelos Engenheiros Nélson Sousa e Armando Félix.

A ETRS é uma instalação industrial de referência na Região Autónoma da Madeira, que deve ser conhecida e divulgada. O Colégio organizou a visita para que os Membros tomassem contacto com a operação e com os muitos e complexos sistemas de engenharia instalados.