Visita Técnica – Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE)

16 de Novembro de 2017 | Geral

A Delegação Distrital de Santarém promoveu no passado dia 27 de outubro, uma visita técnica à Fábrica da Mitsubishi sedeada no Tramagal, em Abrantes. Esta visita contou com a presença de 35 membros, entre os quais o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Carlos Mineiro Aires, membros do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng.º Arnaldo Pego e Eng.º Gil Manana, o Delegado Distrital de Santarém, Eng.º Rui Barreiro, os Delegados-Adjuntos, Eng.ª Sofia Galhofas e Eng.º Francisco Pombas.

A visita contemplou uma exposição sobre o Grupo Daimler - atualmente presente em vários países e ao qual pertence a empresa Mitsubishi Fuso, e incluiu uma visita ao interior da fábrica, tendo também por objetivo dar a conhecer as atividades da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE). Esta marca está a apostar na mobilidade elétrica, tendo sido a primeira empresa a lançar um camião elétrico.

Situada a 150 quilómetros a nordeste de Lisboa, a fábrica do Tramagal nasceu em 1964, criada pela família Duarte Ferreira. Em 1980, a fábrica começa a montar a marca Mitsubishi para o mercado português. Em 1990, a firma portuguesa de importação Mitsubishi Motors Portugal (MMP) adquiriu a fábrica, e em 1996, a Mitsubishi Motors Corporation decidiu concentrar a produção do camião Canter para a Europa no Tramagal. Em 2003, o Grupo Daimler fabrica 10 protótipos elétricos, tendo atualmente 100 veículos em produção para clientes específicos a título de demonstração, prevendo-se que no ano 2019 ocorra a produção em massa de veículos totalmente elétricos.

A empresa conta com 450 trabalhadores e 58 fornecedores na Europa, prevendo gerar 9600 a 9700 veículos montados até ao final do ano 2017.

Seguiu-se uma visita às instalações da Quinta do Casal da Coelheira – Centro Agrícola de Tramagal, que incluiu uma prova de vinhos e um almoço convívio entre os participantes, que terminou com os discursos do Delegado Distrital de Santarém, Eng.º Rui Barreiro, do Sr. José Rodrigues, proprietário da Quinta Casal da Coelheira, e do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Carlos Mineiro Aires.

Após o almoço, os membros visitaram o Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF). Este museu foi criado em honra de Eduardo Duarte Ferreira, nascido no Tramagal a 10 de fevereiro de 1856. Originário de uma família humilde, foi o responsável pela inovação de muitos aspetos da metalurgia em Portugal, nomeadamente o fabrico da primeira charrua metálica em 1882. Criou milhares de postos de trabalho, prezou muito pelo bem-estar dos seus trabalhadores e criou o primeiro sistema de previdência, em 1927. No mesmo ano, em reconhecimento por toda a sua atividade, é condecorado pelo estado português com a Comenda da Ordem Civil do Mérito Agrícola e Industrial, tendo-se deslocado propositadamente para o efeito à Vila do Tramagal, o então Presidente da República, Marechal Óscar Carmona.

A Delegação Distrital de Santarém agradece a disponibilidade dos representantes da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), da Quinta do Casal da Coelheira, e do Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira, pela excelente visita técnica e cultural que proporcionaram aos membros da Ordem dos Engenheiros.

Consulte aqui o vídeo desta visita técnica.