Visita Técnica: Parques Eólicos do Alecrim e Pico da Urze

10 de Outubro de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Visita Técnica aos Parques Eólicos do Alecrim e Pico da Urze.

A iniciativa decorreu no dia 7 de outubro e foi muito concorrida, esgotando as inscrições disponíveis, com a presença de colegas de várias especialidades e de membros estudantes.

Cada Parque Eólico do Alecrim e Pico da Urze é constituído por dois aerogeradores com as seguintes características principais:
• Geradores síncronos de ímanes permanentes, potência ativa 4,5 MW;
• Torres de aço galvanizado de 109 m de altura;
• Hélices de três pás, de 136 m de diâmetro;
• Transformadores de potência 6366 kVA 0,69/30 kV;
• Conversores de frequência por ponte de tiristores de tecnologia IGBT.

A Região Autónoma da Madeira foi, a nível nacional, a Região precursora da utilização de aerogeradores na produção de energia com base em fontes renováveis.

A visita foi conduzida pelo Engº Aurélio Tavares que, desde os anos 90, tem sido responsável por muitos dos Parques Eólicos instalados na Região Autónoma da Madeira.

Foi coadjuvado pelo colega Miguel Neto que apresentou todos os sistemas e respondeu às muitas questões colocadas pelos colegas participantes na iniciativa.

Uma referência final à participação de membros estudantes, que o Colégio valoriza e incentiva nos seus projetos de carreiras nas áreas de Engenharia, garantindo a renovação e o futuro da Comunidade Eletrotécnica.