Visita Técnica: Sede e Centro de Controlo da VIALITORAL

10 de Julho de 2023 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho do Colégio Regional de Engenharia Eletrotécnica, realizou, no âmbito do seu Plano de Atividades para 2023, uma Visita Técnica à Sede e Centro de Controlo da VIALITORAL.

A iniciativa decorreu no dia 6 de julho e foi muito concorrida, esgotando as inscrições disponíveis.

A VIALITORAL é, desde 2000, a empresa Concessionária responsável pela Exploração e Manutenção em regime de portagem sem cobrança aos utilizadores (SCUT) da VR1 (Via Rápida) no sul da Ilha da Madeira, entre a Ribeira Brava e Machico Sul.

É responsável por explorar as vias Concessionadas em condições de operacionalidade e segurança, em conformidade com os princípios das boas regras da arte, estabelecidas no Contrato de Concessão.

Para tal, instalou e opera múltiplos sistemas de engenharia que garantem o conforto e a segurança de todos os utilizadores, de que salientamos os seguintes:
•    CCTV;
•    Painéis de Mensagem Variável e de Cruz-Seta;
•    Deteção Automática de Incidências baseado em CCTV fixas em túneis;
•    Rede de comunicações proprietária sobre fibra ótica;
•    Rede de automação industrial;
•    Grupos Geradores de Emergência;
•    Contagem e classificação de veículos;
•    Postos SOS;
•    Iluminação viária e de túneis;
•    Deteção de concentração de gases nocivos e anemómetros para o acionamento automático dos sistemas de ventilação;
•    Galerias de Emergência;
•    Rede de Combate a incêndios.

A visita foi conduzida pelo Diretor de Exploração Engenheiro Pedro Jardim Fernandes que apresentou todos os sistemas e respondeu às muitas questões colocadas pelos colegas participantes na iniciativa.