Workshop " A Importância do Sistema de Patentes na Competitividade das Empresas"

23 de Março de 2012 |

Por iniciativa do Conselho RegionalSul do Colégio de Engenharia de Materiais, em colaboração com a empresa Clarke,Modet & C.º Portugal, teve lugar no dia 21 de março, entre as 18h00 e as 20h00,na sede da OE, em Lisboa, um workshop sobre Propriedade Industrial, no qualestiveram presentes cerca de 20 participantes.

Foram apresentados e discutidos aspetostécnicos do sistema de patentes, bem como de dois casos que demonstram aimportância da salvaguarda da propriedade intelectual na competitividade dasempresas.

O Eng. Nuno Lourenço da Clarke, Modet &C.º fez uma introdução sobre  o sistemade patentes a nível nacional e internacional, tendo apresentado exemplos deboas práticas e problemas frequentes. Seguidamente, coube ao Eng. Amílcar Lopesda empresa SUNAITEC - Sun, Architecture, Innovation, Technology evidenciar aimportância da protecção da propriedade intelectual da tecnologia que patenteoue de que é proprietário no setor da captação de energia solar térmica paraclimatização e aquecimento de água de edifícios. Finalmente, a Eng.ª Ana Casacada CUF – Companhia União Fabril, SGPS, S.A. destacou a relevância da inovaçãopara o sucesso do grupo, em particular apresentou a tecnologia desenvolvida epatenteada pela CUF, que se encontra em fase de implementação na nova unidadede produção de nanomateriais, INNOVNANO, sedeada em Coimbra, pioneira emPortugal neste setor e que iniciará a laboração dentro de semanas. Seguiu-se umjantar-debate em que os intervenientes tiveram oportunidade de esclarecerquestões e trocar experiências.