fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Workshop – Impacto do Facility Management nos Custos com o Património

O Facility Management nos Custos do Ciclo de Vida dos Ativos

08 de Outubro de 2014 | Geral


O Facility Management, enquanto atividade profissional responsável pela gestão e operação dos edifícios construídos, tem um papel decisivo no seu ciclo de vida.
 
A maior parte dos custos com os edifícios ocorre na fase de exploração, onde a manutenção e limpeza, a gestão de rendas e de consumos com utilities, as mudanças e adaptações dos espaços a novas necessidades e funções do negócio, e os impostos, assumem um papel relevante dentro desses custos.
 
O Facility Management pode, então, ser encarado à luz de uma estratégia mais global de Asset Management, por um lado, e poderá ser tido em consideração em fases iniciais da vida de um edifício, potenciando melhores índices de produtividade do espaço, melhores desempenhos energéticos e ambientais e menores custos com a sua exploração, através de contributos informados ao nível do projeto e da construção.
 
Em paralelo, o reporting financeiro das organizações com o património está intimamente relacionado com a aquisição e manutenção dos ativos corpóreos, bem como com fornecimentos e serviços externos necessários para a utilização dos mesmos.
 
A União Europeia, ciente desta visão integrada de Ciclo de Vida dos ativos, aprovou este ano uma nova diretiva de contratação pública que introduz o Life Cicle Costing como elemento de avaliação de investimentos, um novo desafio para os profissionais ligados às diversas valências que lidam com o património.
 
Em período de reestruturação das despesas operacionais e de racionalização dos investimentos, este workshop pretende trazer aos profissionais de Engenheira, Arquitetura, Facility Management e Controlo Financeiro, uma apresentação integrada destes diversos temas, acompanhada de debates mais focados na troca de experiências em diferentes mercados e setores sobre atividades que contribuem para otimizar a rentabilidade do património das organizações.

A Ordem dos Engenheiros, através do Colégio de Engenharia Civil, apoia esta iniciativa, beneficiando os seus Membros de um desconto no valor da inscrição.

 
Mais informações e inscrições em http://www.procos.pt/workshop-facilities-management

Consultar agenda »»»

Parceiros Institucionais