fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Workshop - Sistemas de Gestão Técnica em Edifícios

28 de Maio de 2019 | Geral



A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Mecânica, organizou o Workshop sobre o tema "Sistemas de Gestão Técnica em Edifícios”, nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Auditório da Sede Regional, no Funchal, com o formador: Eng. Francisco Pombas, participante da Comissão de Sistemas de Gestão Técnica em Edifícios (SGTE), integrada na APIRAC – Associação Portuguesa da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado, onde foram abordados os seguintes temas:

•    Funções e Objetivos de um Sistema de Gestão Técnica
•    Contexto Global e Enquadramento Legal – EPBD / SCE / RECS / EN15232
•    Conceitos essenciais que permitam projetar e/ou analisar um Sistema de Gestão Técnica Centralizada (SGTC)
•    Soluções Tecnológicas existentes e últimas tendências

Adicionalmente, foi abordado o desafio da neutralidade carbónica em 2050 que serve de pano de fundo para todas as políticas energéticas, reforçado uma vez mais na cimeira do clima (COP 24) de Katowice na Polónia, onde os cientistas do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (Giec) sublinharam que para permanecer abaixo dos 1,5°C, seria necessário reduzir as emissões de CO2 em cerca de 50% até 2030 em relação a 2010. A revisão da directiva comunitária relativa à performance energética dos edifícios (EPBD) de maio de 2018 vem reforçar as medidas já propostas aos vários estados membros em 2010.

Referenciou-se o papel dos intervenientes nas várias fases da construção e exploração, especialmente das instalações técnicas dos edifícios, que deverão dispor de sólidos conhecimentos normativos e tecnológicos sobre atuais sistemas de gestão técnica, transferindo enormes desafios para os engenheiros e gestores do sector público e privado na sua aplicação e desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira.

A realização deste workshop, contou com grande entusiamo dos participantes e excelente desenvolvimento dos temas tratados. Foi realizada uma visita técnica ao Galo Resort Hotel Galomar, na freguesia do Caniço, no concelho de Santa Cruz, com uma apresentação do Sistema de Gestão Técnica Centralizada (SGTC), de uma obra de referência regional, recentemente implementada, com algumas soluções tecnológicas atuais.



Parceiros Institucionais