XIV Encontro do Engenheiro da Região Centro reuniu 200 participantes em Castelo Branco

06 de Junho de 2012 | Geral

O Distrito de Castelo Branco acolheu, entre 25 e 27 de maio, as comemorações do XIV Encontro Regional do Engenheiro da Região Centro, tendo este ano associada a celebração do 25º Aniversário da Delegação de Castelo Branco.

As atividades tiveram início no dia 25 de maio com uma sessão debate sobre as atividades estatuárias da Ordem e onde foram debatidos com mais ênfase o novo Regulamento de Admissão e Qualificação e a posição da Ordem sobre o projeto de Proposta de Lei n.º 172/2012, de 19 de abril, que revê o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais.

No sábado, dia 26 de maio, a parte da manhã foi dedicada à comemoração do 25º Aniversário da Delegação de Castelo Branco e homenagem anteriores Delegados Distritais.

Na parte da tarde realizou-se uma visita ao Museu Cargaleiro, seguindo-se a Sessão Solene do Encontro, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, onde estiveram mais de 200 participantes. Nesta sessão para além das intervenções institucionais e das homenagens aos membros que completaram 25 anos de inscrição, aos membros seniores e aos melhores estágios, foi também entregue o Prémio Conselho Diretivo da Região Centro, sendo este ano distinguido o Engenheiro Manuel José dos Santos Silva e homenageado, a título póstumo, o Engº João Ramalho Eanes, que foi o primeiro Delegado Distrital de Castelo Branco. A sessão incluiu ainda uma palestra proferida pelo General Ramalho Eanes que efetuou uma reflexão sobre as causas da nossa crise endémica para reencontrar a modernização e o desenvolvimento. Após a sessão solene seguiu-se o Jantar do Encontro no Hotel Tryp Colina do Castelo.

No domingo, dia 26, as atividades decorreram na Covilhã e incluíram uma visita à Ponte Pedonal da Carpinteira (projeto estrutural da autoria do Engenheiro Adão da Fonseca) e uma visita ao Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, com a palestra "A Engenharia e os Lanifícios numa Região Inteligente" proferida pelo Professor Santos Pereira - Diretor do Museu.