XXV Aniversário da Delegação Distrital de Vila Real

18 de Novembro de 2011 | Geral

ADelegação Distrital de Vila Real da Ordem dos Engenheiros (OE) realizou no dia5 de Novembro a Sessão Solene comemorativa do seu 25.º Aniversário, no AuditórioPrincipal do Conservatório de Música de Vila Real, seguida de um almoço deconfraternização no Hotel Miracorgo.

Asessão iniciou-se com a intervenção do Delegado Distrital de Vila Real, Eng.Luís Pizarro, que, após as boas-vindas, fez um balanço da actividade daDelegação e dos projectos futuros em marcha. Foram lembrados os anteriores DelegadosDistritais, que, ao longo de 25 anos, deram o seu melhor em prol da Delegação eda OE, e foram distribuídas medalhas comemorativas aos membros da mesa e aosDelegados de Vila Real.

OEng. Mário Romeu Mendes, primeiro Delegado Distrital de Vila Real, fez umaresenha histórica da Delegação, relatando, na primeira pessoa, os factosocorridos, as dificuldades encontradas e o objectivo alcançado, defendendo anecessidade de "uma Ordem forte, eficaz nas tomadas de decisão e eficiente naimplementação dessas decisões". Com uma menção especial a todos os DelegadosDistritais, referiu também a importância da necessidade de fomentar uma relaçãoestreita da Ordem com as escolas de Engenharia.

OPresidente da Câmara Municipal de Vila Real, Dr. Manuel Martins, enalteceu aactividade da Delegação Distrital, que conta já com 800 membros, e aimportância do papel da Engenharia no município e na região.

Emcomplemento, o Eng. Ferreira Lemos, Professor Catedrático Jubilado de Hidráulicada Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, teceu rasgados elogios àacção da Delegação Distrital, falou da actualidade e das dificuldades que aOrdem atravessou e atravessa, e reflectiu sobre a necessidade da OE discutirinternamente os seus caminhos e os da Engenharia nacional.

Tambémo Presidente do Conselho Directivo da Região Norte, Eng. Fernando Santos,marcou presença na efeméride. Debruçou-se sobre os planos e actividades daRegião e mencionou a construção da Sede Distrital como "um ponto importantepara a Delegação e para a Ordem". Elogiou a actuação da Delegação e dos seusmembros, referindo-a como "a mais antiga da Região Norte". Falou também dacriação, no próximo mês de Dezembro, do Clube do Engenheiro, como umainiciativa da Região Norte e de extrema importância para a vida associativa da OE.

Nasua alocução, o Bastonário, Eng. Carlos Matias Ramos, salientou a intervençãoda Delegação Distrital de Vila Real, de forma elogiosa, pela sua idade e pela formacomo tem conduzido a sua actividade durante estes 25 anos, de formaininterrupta. Numa perspectiva mais geral, reflectiu também sobre as actuaisdificuldades que os engenheiros portugueses estão a enfrentar para exercer a profissãono Brasil e sobre as acções que têm sido tomadas pela Ordem junto dos Governos portuguêse brasileiro, de modo a resolver a questão.

Noevento, para além das personalidades já referidas, estiveram também presentes oVice-presidente Nacional da OE, Eng. Victor Gonçalves de Brito, o Presidente daAssembleia Geral da Região Norte, Eng. Ferreira Lemos, o Eng. Luís Ramos,antigo Delegado Distrital, o Delegado Distrital de Viana do Castelo, Eng. VítorLima, a Delegada Distrital Adjunta de Braga, Eng.ª Maria Campos, o Eng. GeradoMenezes, anterior Presidente da Região Norte, o Eng. Manuel Moreira, DelegadoAdjunto, e o Eng. João Oliveira, Delegado Distrital Adjunto, entre outrosconvidados, representantes, dirigentes e membros da OE.