XVIII Congresso da Ordem dos Engenheiros

30 de Novembro de 2010 | Geral

A Ordem dos Engenheiros realizou o seu XVIII Congresso entre os dias 4 e 6 de Novembro na cidade de Aveiro. O tema escolhido “A Engenharia no Século XXI – Qualificação, Inovação e Empreendedorismo” foi alvo de uma participada e relevante análise nas diversas sessões que compuseram o programa do Congresso.

De entre as conclusões que daí ressaltaram, destaque para o contributo que os engenheiros podem e devem dar para ajudar o país no difícil momento que atravessa. Nesse sentido, a chave para a revitalização da economia nacional passa, obrigatoriamente, pela qualificação, especialização, diferenciação e inovação, matérias onde a engenharia e os engenheiros desempenharão um papel central.

A actual crise económica e financeira, com claros e profundos reflexos sociais negativos, apresenta-se como uma oportunidade para meditar nas lições aprendidas e para corrigir erros que vêm sendo praticados, possibilitando novas formas de organização e de entendimento entre os diferentes parceiros. A engenharia e os engenheiros demonstraram neste Congresso, tal como o fizeram no passado, que têm soluções e que estão à altura dos desafios que todos são chamados e obrigados a enfrentar.

Dividido em oito sessões de trabalho e complementado com um vasto programa social e uma visita técnica ao Porto de Aveiro, o XVIII Congresso da Ordem dos Engenheiros contou com a presença de quase 400 congressistas. Além da conferência inaugural do Professor Augusto Mateus, subordinada ao tema “Os Novos Desafios do Desenvolvimento Económico e Social”, tiveram lugar três mesas redondas, respectivamente sobre os temas do “Ensino da Engenharia”, “Empreendedorismo” e “Relações Ensino Superior-Indústria”, complementadas com sessões técnicas dedicadas à “Inovação Tecnológica” e ao “Desenvolvimento e Sustentabilidade”. No âmbito profissional, foram abordados os temas do “Enquadramento Profissional da Engenharia no Espaço Europeu” e a “Qualificação Profissional e Organização da Profissão”.

Classificação do Artigo
Bom

Classificação média ( 0 voto(s) )